1. História da Geografia Escolar
Expositores:
Profa. Dra. Angélica Mara de Lima Dias – UEPB/Campus III Guarabira
Prof. Dr. Diego Carlos Pereira – UFF
Prof. Dr. Daniel Mendes Gomes – Faculdade Messiânica
Debatedor:
Prof. Dr. Rafael Straforini – UNICAMP
Ementa:
Apresentação e debate sobre caminhos teóricos e metodológicos para a pesquisa em História da Geografia Escolar. Historiografia e método. As fontes nos estudos da História da Geografia escolar: exemplos e proposições. Geografia escolar e a escolarização moderna.
Dinâmica:
Cada expositor abordará suas pesquisas mais recentes no que tange os procedimentos de análise, referenciais teóricos, recortes temporais, percursos e percalços das pesquisas em História da Educação, no seu devido recorte disciplinar. O workshop será dividido em dois momentos: primeiramente faremos a apresentação dos trabalhos e, logo após, teremos um diálogo e trocas de experiências entre todos os participantes.
2. Ensino de Geografia e metodologias ativas
Expositores:
Profa. Dra. Ana Paula Gomes Seferian – Faculdade SESI/SP
Prof. Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni – UFRGS
Prof. Esp. Eric Silva dos Santos – Colégio Estadual de Serrinha
Profa. Dra. Jerusa Vilhena de Moraes – UNIFESP
Profa. Dra. Simone Santos de Oliveira – UNEB
Debatedora:
Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar – USP
Ementa:
Este Workshop intenciona discutir as metodologias ativas no âmbito da formação inicial docente e no ensino de Geografia, a partir das experiências vivenciadas por cinco professores de Geografia, vinculados a diferentes instituições brasileiras. A expositora Profa. Dra. Ana Paula Gomes Seferian, da Faculdade SESI/SP, apresentará discussões sobre o uso de SDs na formação de professores como forma de mobilizar diferentes metodologias ativas e desenvolver o “Conhecimento do Tema” dos conteúdos da Geografia Escolar, junto aos futuros professores. O expositor Prof. Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni, da UFRGS socializará experiências e textualizações desenvolvidas a partir das trocas realizadas no Grupo de Pesquisa “Formação Continuada de Professores de Geografia – EduConGea” e vivenciadas pelos orientandos do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRGS. A expositora Profa. Dra. Simone Santos de Oliveira, da UNEB, apresentará algumas experiências vivenciadas com algumas metodologias ativas no âmbito da formação inicial de professores de Geografia no Território do Sisal da Bahia, com ênfase nas ações e atividades desenvolvidas nos seguintes programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP). O expositor Prof. Esp. Eric Silva dos Santos, do Colégio Estadual de Serrinha, exibirá algumas experiências pedagógicas atreladas ao uso de metodologias ativas experimentadas em três momentos distintos – PIBID, Estágio Supervisionado e Regência como professor da rede pública estadual da cidade de Serrinha-BA. A expositora Profa. Dra. Jerusa Vilhena de Moraes, da UNIFESP, abordará resultados de pesquisa relacionados aos fundamentos teóricos e práticos do conteúdo geográfico escolar, bem como à forma de se trabalhar com o ensino e aprendizagem tendo como princípio norteador a alfabetização científica e as metodologias ativas. A debatedora deste workshop será a Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar, da USP, que atua na formação de professores e discute metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem geográfica.
3. Geografias Literárias e Educação Geográfica
Expositores:
Prof. Dr. Eduardo José Marandola Jr. – UNICAMP
Profa. Dra. Juliana Maddalena Trifilio Dias – UFJF
Prof. Dr. Robinson Santos Pinheiro – UFPel
Prof. Dr. Tiago Vieira Cavalcante – UFC
Debatedor:
Prof. Dr. Manoel Martins de Santana Filho – UERJ
Ementa:
O workshop, Geografias Literárias e Educação Geográfica, destaca a importância e a presença das elaborações literárias na educação geográfica. Elaborações literárias entendidas como escrituras do mundo, passíveis de revelarem geografias, pessoais e coletivas, que nos envolvem cotidianamente e; educação geográfica compreendida como educação para a leitura e interpretação do mundo, nas relações e experiências plurais em nossa condição terrestre. Pensar, portanto, geografia, literatura e educação é desinterditar a potência criativa/imaginativa da palavra na constituição das imagens da Terra e do Mundo, suas estruturas e significados, suas espacialidades e suas geograficidades e para compreensão das práticas espaciais de homens e mulheres concretos. A proposta é promover uma experiência literária, entre leitura, escrita e compartilhamento da autoria, buscando eriçar sensibilidades que a palavra aciona. Geografias literárias como experiências de mundo, como possibilidades de existência, como manifestações de maneiras e possibilidades de ser-e-estar-no-mundo.
4. Educação Geográfica e Diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares
Expositoras:
Profa. Dra. Flávia Spinelli Braga – UERN/Campus Mossoró
Profa. Dra. Jamille da Silva Lima-Payayá – UNEB/Campus Jacobina
Profa. Ms. Juliana Oliveira dos Santos – SEC/BA
Profa. Dra. Laryssa Corrêa Firmino – UFRGS
Profa. Dra. Lorena Francisco de Souza – UEG/Campus Itapuranga
Profa. Dra. Solange Lucas Ribeiro – UEFS
Debatedora:
Profa. Dra. Flaviana Gasparotti Nunes – UFGD
Ementa:
Formação de professores de Geografia no contexto da diversidade e da educação inclusiva: saberes, práticas e acessibilidade. Gênero e raça no ensino de Geografia. Relações étnico-raciais e formação de professores/as de Geografia. Movimentos sociais e Geografia no contexto escolar. Representações sobre a relação entre espaço e gênero, e os mecanismos de poder que as produzem. Construção de equidade de gênero na Educação Geográfica. O livro didático de Geografia como artefato cultural potente e atuante na produção das representações de gênero no espaço escolar e para além dele. Saberes indígenas, imaginações espaciais, outras epistemes e geografias possíveis na educação geográfica.
5. PNLD e o Livro Didático de Geografia: elaboração, avaliação e uso em sala de aula
Expositores:
Prof. Dr. Aldo Gonçalves de Oliveira – UFCG/Campus Cajazeiras
Prof. Dr. Daniel Mallmann Vallerius – UFT
Prof. Dr. Eustáquio de Sene – Editora Ática e Scipione
Profa. Dra. Maria Francineila Pinheiro dos Santos – UFAL
Debatedora:
Profa. Dra. Carolina Machado Rocha Busch Pereira – UFT
Ementa:
O objetivo desta apresentação é discutir o funcionamento do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e como ele impacta o livro educativo de Geografia e agora também o de Ciências Humanas, tanto na elaboração pelos autores como no uso pelos professores em seu trabalho em sala de aula. Porém, antes de discutir o PNLD é preciso refletir, ainda que em grandes linhas, sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), reforma educacional que vem sendo implantada no Brasil desde setembro de 2015, quando saiu a primeira versão desse documento. Essa reflexão é importante porque é a BNCC que desde então vem orientando a elaboração dos editais que definem como serão os livros didáticos comprados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no âmbito do PNLD, e distribuídos para milhões de estudantes das escolas públicas do ensino básico espalhadas de norte a sul do Brasil.
A BNCC é uma reforma curricular que trouxe grandes mudanças no ensino fundamental e sobretudo no médio, cujo ensino passou a ser desenvolvimento por áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, e não mais por disciplinas como tradicionalmente. Isso impactou fortemente a produção do livro didático, um produto cultural tradicional e específico das disciplinas escolares, e sobretudo o trabalho dos professores, que em sua grande maioria teve e continua tendo uma formação disciplinar.
Essa reforma tem causado muito impacto no dia a dia escolar, muita mobilização na sociedade, mas não resolve o problema central da educação brasileira, que passa muito mais pela formação e valorização dos profissionais da educação do que por uma mudança curricular. Mudança essa que, para piorar, despreza a longa tradição das disciplinas científicas e escolares. Nesse sentido, defendo que essa reforma curricular apresenta um caráter lampedusiano, isto é, muda tudo para deixar tudo como está, pois não toca no mais importante de qualquer equação que vise a um ensino de qualidade: a formação e valorização dos professores!
Ao invés de contribuir com a labuta diária dos professores com suas turmas, a BNCC acabou trazendo mais problemas ao trabalho docente, sobretudo no ensino médio ao instituir um ensino por áreas do conhecimento e seus respectivos itinerários formativos. A Geografia passou a fazer parte da área de Ciências Humanas ao lado de História, Filosofia e Sociologia. Do ponto de vista dos autores de livros educativos, no âmbito do PNLD, editais cada vez mais fechados e restritivos têm reduzido a autonomia autoral e transformado esses profissionais em meros cumpridores do que é definido nesses documentos normativos.
Para nos tornarmos uma nação desenvolvida e digna de se viver, que apresente bons indicadores de desenvolvimento, crescimento econômico com distribuição de renda e sobretudo que os jovens tenham uma perspectiva de futuro, é fundamental a criação de um amplo consenso social acerca da absoluta prioridade de investimentos em educação pública, laica, gratuita e de qualidade para todos. E isso passa necessariamente pela valorização social dos principais atores desse processo: os professores. Em países hoje considerados desenvolvidos esse consenso social foi construído já no século XIX.
6. Educação Geográfica, Geografia Escolar, artes e linguagens
Expositores:
Profa. Dra. Débora Schardosin Ferreira – UERJ
Profa. Dra. Karina Rousseng Dal Pont – UFPR
Prof. Dr. Mateus Marchesan Pires – UNIOESTE/Campus Marechal C. Rondon
Profa. Dra. Tânia Seneme do Canto – UNICAMP
Debatedora:
Profa. Dra. Gisele Girardi – UFES
Ementa:
Os debates deste workshop serão sobre as práticas de Geografia escolar pautadas em artes e linguagens desenvolvidas em variados âmbitos educativos e com diferentes temas e públicos. A exposição das práticas será conduzida pela questão de como o pensamento sobre a espacialidade contemporânea foi por elas colocado em movimento e que indicações isto pode trazer para o debate acadêmico e curricular.
7. Relações raciais, educação antirracista e ensino de Geografia
Expositores:
Prof. Dr. Diogo Marçal Cirqueira – UFF/Campus Angra dos Reis
Prof. Ms. Gabriel R. Fortunato de Freitas Monteiro – UEMG/Campus Carangola
Profa. Ms. Paula Regina de Oliveira Cordeiro – UNEB/Jacobina
Profa. Ms. Simone Antunes Ferreira – IEPIC/Seeduc/RJ
Debatedor:
Prof. Dr. Gabriel Siqueira Correa – UERJ
Ementa:
O objetivo deste workshop é discutir as problemáticas, complexidades e possibilidades que envolvem o tratamento das relações étnico-raciais no ensino de Geografia e na Geografia Escolar. Pretendemos debater as bases teórico-conceituais fundamentais das questões étnicas e raciais no ensino a partir dos raciocínios espaciais; a negritude como uma fonte e referência para experiências educacionais descoloniais; o quilombo como realidade material, simbólica e política no Brasil; o ensino de História e Geografia da África; os territórios culturas negros e a produção de saberes etc. Buscaremos relacionar esses tópicos a múltiplas experiências a fim de exemplificar metodologias para o ensino de Geografia. Por um lado, pretendemos tratar desses temas a partir da formação sócio-espacial e racial brasileira, especialmente do movimento que construiu agências para a implementação da lei 10.639/03 (atualmente 11.645/08), que obriga a implementação nos estabelecimentos de ensino de conteúdos relativos à história e cultura africana, afro-brasileira e indígenas. Contudo, também debateremos a importância da diáspora africana e de África como referências para produção de práticas e currículos antirracistas.
8. Escritas narrativas e aprendizagens experienciais na formação de professores de Geografia
Expositores:
Prof. Dr. Josias Silvano de Barros – IFPB/Campus Esperança
Profa. Dra. Roselane Zordan Costella – UFRGS
Profa. Dra. Victória Sabbado Menezes – UNESPAR
Debatedora:
Profa. Dra. Jussara Fraga Portugal – UNEB/Campus Serrinha
Ementa:
A proposição do workshop é tensionar o debate acerca das potencialidades (epistemológica, metodológica e formativa) das escritas narrativas e da pesquisa (auto)biográfica no âmbito da formação docente e da educação geográfica. Trata-se de um momento singular que visa, também, refletir, por meio da apresentação de experiências que versam sobre o ato de narrar a vida (narrativas de si, sobre si e sobre os outros), o modo como as vivências pessoais e coletivas demarcam aprendizagens experienciais, as quais reverberam na constituição política dos sujeitos e nas suas maneiras de ser-e-estar-no-mundo.