Ementa: A proposição busca colocar em debate e reflexão o amplo universo de linguagens no qual o conhecimento geográfico tem sido produzido e suas contribuições para o Ensino de Geografia. Ao longo do tempo, as linguagens consideradas geográficas foram sendo ampliadas na mesma medida em que novas fontes de informação surgiram e novas tecnologias se desenvolveram. Assim, às formas de linguagem já com tradição na Geografia Escolar, como os mapas, croquis, desenhos, gráficos, fotografias, temos na contemporaneidade a profusão de uma infinidade de outras formas de comunicação e expressão que nos permitem repensar o papel e as possibilidades das mesmas na educação geográfica e na comunicação dos sujeitos com o mundo. Para além do reconhecimento da diversidade de linguagens que hoje participam e podem participar da construção do conhecimento geográfico, vale destacar que distintas abordagens teórico-metodológicas também têm orientado as pesquisas e estudos sobre o tema no Brasil. Desse modo, o Eixo busca fortalecer o movimento de ampliação das formas de linguagem pelas quais o conhecimento geográfico pode ser produzido, múltiplas e sobrepostas metodologias de ensino-aprendizagem e a valorização do raciocínio geográfico e do pensamento espacial como formas potentes de leitura de mundo.
Grupos de Trabalho do Eixo 2:
GT 2-A: Diversas Linguagens no Ensino de Geografia;
GT 2-B: Linguagens cartográficas no Ensino de Geografia;
GT 2-C: Raciocínio Geográfico no Ensino de Geografia;
GT 2-D: Tecnologias Digitais no Ensino de Geografia;
GT 2-E: Metodologias ativas no Ensino de Geografia.