CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O evento contará com duas modalidades de trabalhos: Práticas Educativas e Pesquisas Acadêmicas

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADOS ATÉ DIA 05/09/2022

As práticas educativas são experiências realizadas na Educação Básica ou no Ensino Superior. Têm por objetivo fomentar os(as) professores(as) da Educação Básica e os alunos do curso de Licenciatura em Geografia a compartilharem suas práticas e vivências em ambientes formais e não formais de educação. O(A) autor(a) deverá produzir uma descrição das atividades realizadas, apresentando uma reflexão crítica sobre as mesmas, à luz de fundamentação teórica e dos resultados obtidos. Não serão consideradas como práticas educativas atividades não realizadas, ou seja, “prescrições”. Os(As) autores(as) deverão submeter o texto completo, contendo os objetivos da atividade de ensino, descrição da(s) atividade(s) realizada(s), estratégia(s) didática(s)/metodológica(s), fundamentação teórica, resultados obtidos e as considerações finais. O texto deverá conter de 10 a 12 páginas, já incluindo as referências bibliográficas e as figuras (gráficos, quadros, tabelas, fotografias, mapas, desenhos etc).

As pesquisas acadêmicas resultam de pesquisas na área de Ensino de Geografia que se realizam em nível de graduação (IC, PIBID, Residência Pedagógica, TCC, Projetos de Extensão, entre outras), pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), projetos individuais de professores(as) universitários(as) e pesquisas realizadas por docentes da Educação Básica considerando suas práticas pedagógicas e curriculares. Os(As) autores(as) deverão submeter o texto completo, contendo objetivos da pesquisa, a descrição da metodologia, fundamentação teórica, resultados obtidos e considerações finais. O texto deverá conter de 12 a 14 páginas, já incluindo as referências bibliográficas e as figuras gráficos, quadros, tabelas, fotografias, mapas, desenhos etc).

Formatação: Serão aceitos trabalhos escritos em português e espanhol. Os trabalhos submetidos devem obedecer à seguinte formatação:

a) Total de páginas: Práticas educativas: de 10 a 12 páginas (incluindo a seção Referências Bibliográficas); Pesquisas acadêmicas: 12 a 14 páginas (incluindo a seção Referências Bibliográficas); b) Resumo: o resumo deve ser digitado em Arial, tamanho 12, espaçamento simples, formatação justificada, margens 2,5; 250 a 300 palavras, de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. O resumo deve apresentar o problema e/ou questões da pesquisa, objetivo(s), metodologia desenvolvida, dimensões temáticas, as principais conclusões, deixando evidente a sua relação com um dos eixos temáticos do evento. Observação: o resumo não deve comportar citações diretas e conter referência a autores; c) Texto: papel A4 (29,7cm X 21 cm), fonte Arial; tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; 2,5 cm em todas as margens; citações diretas com mais de 3 (três) linhas, recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento das entrelinhas deve ser simples, o tamanho da fonte 10; as páginas do texto não devem ser numeradas; d) Identificação: título (centralizado, fonte tamanho 14, caixa alta e em negrito) e subtítulo (se tiver, centralizado, fonte tamanho 14, caixa baixa e em negrito); identificação do autor (nome completo e e-mail abaixo do título, alinhados à direita; demais identificações como local de formação, local de trabalho e identificação da bolsa de fomento (caso bolsista) devem ser apresentadas em nota de rodapé, resumo com as palavras-chave;  e) Seções do texto: em negrito (alinhado à esquerda, em caixa baixa), Referências bibliográficas, segundo as normas da ABNT. Todas as notas de rodapé (Arial, tamanho 10, texto justificado) devem ser exclusivamente explicativas, numeradas e aparecer no pé de página.

INFORMAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 

Vinculação aos eixos temáticos: os trabalhos propostos para o 15º ENPEG, nas duas modalidades, devem estar expressamente vinculados a um dos eixos temáticos do evento;

Modalidades de trabalho: práticas educativas e pesquisas acadêmicas

Número de trabalhos: cada participante pode apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos como autor(a) principal ou como coautor(a);

Quantidade de autores(as): cada trabalho pode ter um(a) autor(a) e o máximo de três coautores(as);

Línguas: resumos e textos completos serão aceitos em Português e em Espanhol;

Template:  o arquivo com o trabalho completo deve ser enviado conforme template que será disponibilizado no site do evento. Não serão aceitos trabalhos fora do template. Utilizar, obrigatoriamente, programas do Microsoft Office, com extensão em Word (doc; docx). Não serão aceitos arquivos com a extensão em PDF;

Não serão aceitos trabalhos que não estiverem utilizando o template ou que altere a formatação sugerida; 

Inscrição de autores(as) e coautores(as): é necessário que autor(a) e coautores(as) estejam inscritos no evento e comprovem o pagamento da taxa de inscrição; 

Só serão publicados os trabalhos com inscrição paga, tanto pelo(a) autor(a) principal quanto pelos(as) coautores(as). Trabalhos inscritos e aprovados que não forem apresentados não terão o estorno do pagamento da inscrição;

Vinculação profissional e estudantil: professores(as) da Educação Básica, graduandos(as) e pós-graduandos(as) devem enviar para o e-mail (15enpegbahia.submissao@gmail.com) o comprovante de vinculação acompanhado do comprovante de pagamento da taxa de inscrição para validação; 

Submissão de trabalhos (EXCLUSIVAMENTE) via e-mail: 15enpegbahia.submissao@gmail.com

LEMBRETES: 

Template para submissão de trabalhos > docx.

Submissão de trabalhos (EXCLUSIVAMENTE) via

e-mail: 15enpegbahia.submissao@gmail.com

Não serão aceitos trabalhos que não estiverem utilizando o template ou que altere a formatação sugerida. 
AO ENCAMINHAR O TRABALHO, O E-MAIL DEVE CONSTAR:

Assunto: SUBMISSÃO DE TRABALHO-Nome completo do(a) primeiro(a) Autor(a)

No corpo do texto indicar:

Eixo:

GT:

Modalidade de Trabalho: Prática Educativa ou Pesquisa Acadêmica